Friday

CROCHÉ EM FIO DE PRATA...jóias - ouro - prata - cursos - design - arte






Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Photobucket

Cristina Jorge
Peça realizada para exposição no Museu da Presidência da República (à venda no museu)


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Colar em croché tubolar de prata e cobre anodizado - de Cristina Jorge
Esta peça foi premiada no concurso Cena d'arte
organizado pela Camara Municipal de Lisboa em 2001

O croché em fio metálico é uma técnica simples de aprender e não é necessário frequêntar cursos nem workshops de longas horas para adquirir a técnica. O essêncial é saber qual os materiais a utilizar, ter a noção que o metal não tem a mesma elasticidade que um fio de lã ou algodão e praticar tendo em conta que o segredo não é a força exercida mas a gentileza com que se tem a lidar com o material. Com o fio metálico pode-se fazer quase tudo o que se faz no croché com outros fios, basta adquirir revistas ou consultar na internet os pontos e escolher o que se quer desenvolver.

Relativamente a materiais e agulhas....o ideal é sempre a utilização de fios metálicos finos e maleáveis de forma que nos permita alguma flexibilidade facilitando o manuseamento da agulha ao entrelaçar o fio. É muito importante que cada pessoa faça as suas experiências e sinta com que tipo de fios e agulhas fazem o trabalho que mais se identifica. Não existe uma regra específica, apenas devemos ter em conta que de fio e agulha grossos resultam trabalhos grosseiros, pesados de laçadas grandes...fios e agulhas finos resultam a delicadeza, a minúcia de laçadas pequenas. Depois é só não ter medo de estragar fio metálico porque inicialmente o processo é sempre um pouco frustrante devido aos resultados normais de quem se inicia...fio estragado, croché amolgado, o normal de principiante. Devemos permitir-nos fazer asneiras sem desmotivar para depois obter bons resultados, este é um processo naturalissimo de quem quer ir longe...saber deixar-se errar com naturalidade.

E porque para quem se inícia é sempre importante ter dados objectivos, aqui vai...

Fio 0, 20mm ou 0,25mm de prata 1000 (ou 999, relativo ao grau de pureza...prata fina ou pura) e uma agulha de 1mm ou menos.





Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket






Alguns Livros com dicas de como tecer o fio de metal

Photobucket - Video and Image Hosting



Photobucket - Video and Image Hosting

Crochet with Wire
Nancie M. Wiseman




Photobucket - Video and Image Hosting

Knitting with Wire
Nancie M. Wiseman



Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Elegant Fantasy
The Jewelry of Arline Fisch


Photobucket - Video and Image Hosting

Twist and Loop: Dozens of Jewelry Designs to Knit and Crochet with Wire
Annie Modesitt


Photobucket - Video and Image Hosting

Bead Crochet
Bead & Button Editors


Photobucket - Video and Image Hosting
Bead Crochet Ropes
Judith Bertoglio-Giffin



Mais livros sobre Joalharia em

http://livrosjoalharia.blogspot.com/

http://learntocrochet.lionbrand.com/

Técnicas de Croché - Agulha de Ouro
http://www2.uol.com.br/agulhadeouro/cursos/index.htm


Lojas online fio metálico

http://www.wires.co.uk/
http://www.scientificwire.com/




CROCHÉ EM FIO DE PRATA

Photobucket
www.cristinajorge.com